O que é a dōTERRA?

Do latim [doh-terrah] e que significa “Dádiva da Terra”, a dōTERRA foi idealizada e fundada em 2008, no estado de Utah (EUA), com o objetivo de compartilhar com o mundo os benefícios dos óleos essenciais, oferecendo a seus clientes os produtos mais puros e de melhor qualidade possível, o que culminou na criação de um novo e elevado padrão de qualidade: o CPTG™ (Certificado de Pureza Testada e Garantida).

Atualmente, a dōTERRA International é a empresa líder mundial em aromaterapia e óleos essenciais.

A empresa oferece uma variedade de produtos de cuidados pessoais e spa, incluindo cremes de massagem, pasta de dente, shampoo e condicionador, além de suas linhas de óleos essenciais de grau terapêutico para uso tópico vendidos em gotas e roll-on. A empresa possui um amplo catálogo de produtos, que agora inclui mais de uma centena de itens.

A fim de facilitar as experiências com óleos essenciais, dōTERRA optou por renunciar ao marketing em massa em favor de uma abordagem de vendas que coloca os distribuidores em contato direto com os clientes na forma de “Consultores de Bem-Estar”. Este conceito também oferece aos vendedores uma chance de alcançar sua independência financeira.

Com o crescimento da dōTERRA, tornando-se um nome de confiança na indústria de óleos essenciais, ela também forjou parcerias com comunidades em muitas partes do mundo, para ajudá-los a melhorar seu futuro econômico através do modelo Co-Impact SourcingTM™ (Fornecimento por Coimpacto) e do programa dōTERRA Healing Hands™.

dados sobre a empresa doterra

O que são óleos essenciais?

Os óleos essenciais não apenas protegem as plantas de danos e desempenham um papel crucial na polinização, mas também lhes conferem cheiros únicos.

A composição de um óleo essencial pode mudar dependendo da planta da qual foi extraído, da família botânica de onde veio e das espécies a que pertenceu. Cada óleo essencial é especial por causa do delicado equilíbrio de compostos aromáticos encontrados nele.

Mais de 3.000 espécies de compostos aromáticos foram identificadas na natureza, cada uma com seus próprios componentes químicos únicos que conferem sabores e benefícios distintos às plantas. Fora da natureza, os óleos essenciais têm sido usados há séculos no preparo de alimentos, em tratamentos de beleza e nas práticas de saúde e bem-estar.

Como esses óleos são extraídos e comercializados?

A destilação a vapor a baixa temperatura é o método mais comum para a extração de óleos essenciais. Este método envolve o bombeamento de vapor pressurizado através de material vegetal. Os óleos essenciais são extraídos do vapor das plantas. A água e o óleo se separam naturalmente quando o vapor esfria, e o óleo pode então ser coletado. É essencial estar atento tanto à temperatura quanto à pressão, a fim de garantir a produção de um extrato de óleo de alta qualidade e quimicamente correto. O calor ou a pressão insuficientes impedem que o óleo seja liberado, enquanto que o excesso altera a composição do óleo e reduz sua eficácia.

Além deste, a expressão a frio (ou prensagem a frio) é outro método de extração. Neste método, o óleo é extraído do produto por pressão mecânica. Todos os óleos cítricos do doTERRA – incluindo Limão (Lime), Limão Siciliano (Lemon), Laranja Lima (Wild Orange), Bergamota (Bergamot) e Toranja (Grapefruit) – são prensados a frio a partir de suas cascas usando expresso.

Devido à singularidade de cada planta, os métodos ideais de pressão, temperatura, tempo e resfriamento para destilação devem ser cuidadosamente considerados. Uma má destilação pode alterar ou destruir os compostos aromáticos essenciais que compõem o óleo, deixando uma substância que é bastante diferente do objetivo pretendido e, portanto, ineficaz para promover o bem-estar. É por isso que os melhores destiladores concentram seus esforços em um pequeno número de plantas cuidadosamente escolhidas.

óleos doterra
Óleos essenciais dōTERRA

Além de uma quantidade substancial de matéria prima, um frasco de óleo essencial contém cerca de uma centena de substâncias diferentes. Os óleos essenciais podem ser usados de diversas maneiras, inclusive no ar (como difusor de aromaterapia) na pele (com ou sem diluição) e por ingestão (aditivo de alimentos). Cada produto é rotulado com instruções para a melhor maneira de utilizá-lo. Podem ser utilizados isoladamente ou em combinações complexas, dependendo do efeito desejado.

A empresa opera no Brasil há um ano, com óleos essenciais 100% puros obtidos através de um rigoroso processo de coleta, extração e fabricação.

Quais seus usos para o bem-estar físico e emocional?

Os óleos destilados diretamente de suas fontes vegetais são agentes com múltiplas funções, com aplicações quase inesgotáveis para nossa saúde mental e física.

A Lavanda (Lavender), por exemplo, é um dos óleos mais procurados da empresa, pois, além de seu perfume incomparável, possui propriedades calmantes e relaxantes. Já o Limão Siciliano (Lemon) é um poderoso fruto cítrico; ele aumenta os níveis de energia e ajuda a manter um estado de espírito positivo.

produtos doterra
Produtos dōTERRA

O PastTense® ajuda a restaurar o equilíbrio emocional com uma mistura de óleos essenciais em formato roll-on, que inclui Wintergreen, Lavanda, Hortelã-pimenta, Coentro, Alecrim, Manjerona, Manjericão, Olíbano e Camomila-Romana.

Outro destaque da marca é a linha dōTERRA Deep Blue®, que é uma escolha popular entre terapeutas e atletas de massagem. Wintergreen, Peppermint, Sempre-Viva, Camomila-Azul e Osmanthus são apenas alguns dos óleos essenciais que fazem parte deste mix.

O dōTERRA Deep Blue® Rub é um creme tópico formulado com o mix doTERRA Deep Blue, que é ótimo para pés e pernas cansados. Os ingredientes emolientes e hidratantes da base do creme proporcionam à pele uma textura suave e não-oleosa.

Gostou da empresa? Então aprenda como o marketing multinível doTerra funciona.

Leia também: